quinta-feira, 20 de fevereiro de 2020

Artigo 05 - Produtividade Para Quê ?

Às vezes, eu fico pensando: Produtividade Para Quê? Para sermos mais eficientes e eficazes. E sermos mais resolutivos, também.

Isso é uma grande mentira. Sabe Por quê? Porque na maioria das vezes, ser produtivo em algo, implica em ser perfeito (a), "expert", especialista, PHD em determinado assunto, "batedores ou cumpridores de metas, prazos e resultados," e se somos tudo isso não podemos errar nada, nem falhar, muito menos fracassar.

Se isso acontecer, perderemos a nossa produtividade, a nossa competência, a nossa competitividade, enfim,  a nossa "utilidade" neste mundo líquido e plastificado.

O sistema capitalista da sociedade  contemporânea pode nos trazer muitos benefícios materiais, tais como: dinheiro fama, status, poder, riquezas, etc.

Mas, existe um alto preço a pagar por tudo isso: ansiedade, stress, depressão, solidão, acúmulo e sobrecarga de empregos, assédio moral e às vezes, sexual no trabalho, afastamento e isolamento dos amigos e familiares, etc.

E quando, você se torna improdutivo, o mundo lhe fecha as portas, todos ou a maioria, vão embora, perde o emprego e fica sozinho (a) porque você não é mais "produtivo," ou seja, não "serve mais para o mercado."


Legal isso, hein ? Eu, já senti essa dor e sei como é. Derrota total.

Mas, como podemos ser mais produtivos e menos explorados, sugados e cobrados pela sociedade ?

As respostas ficam para o próximo artigo.

Até lá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo seu comentário. Volte sempre.